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Glossário Digital
A participação na elaboração do Glossário Digital constituiu uma tarefa interessante e motivadora, que nos levou a realizar diferentes pesquisas bibliográficas (quer em enciclopédias impressas, quer digitais (Wiki por exemplo). Inicialmente foram-me propostas três definições para eleborar, mas por solicitação dos docentes responsáveis pela disciplina, disponibilizei-me para elaborar uma outra. Na elaboração deste trabalho procurei ser sintético e objectivo, como se pretende num glossário.
Aqui ficam as definições:
RSS - RSS é uma das tecnologias que suporta a web 2.0. Definido como um subconjunto de linguagem XML, o RSS serve para agregar conteúdos ou "Web syndication" (publicar um conteúdo de um determinado site para outros sites ou pessoas, por exemplo). A sua tecnologia permite aos seus utilizadores inscreverem-se em sites que fornecem "feeds" (alimentadores ou fontes) e possibilita o recebimento rápido de notícias ou informações, sincronizadas com os respectivos fornecedores de conteúdo. A sua importância é vincada com dados concretos. Na linha da frente estão empresas como a Reuters, CNN, e a BBC, as quais permitiram que outros websites incorporassem notícias suas e resumos através de vários acordos de uso. Além da vertente informativa, o RSS é um excelente instrumento para fins comerciais e de marketing.
É também muito utilizado pela comunidade dos blogs para compartilhar as suas últimas novidades ou textos completos e até mesmo arquivos multimídia. A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões: Rich Site Summary (RSS 0.91); RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0); Really Simple Syndication (RSS 2.0).


Social Networking Sites (SNS) - São sítios Internet que têm como objectivo manter uma comunidade on-line de pessoas que, de forma regular, partilham informação, interesses ou actividades. Neste sítios Internet, os membros da comunidade apresentam-se através da disponibilização do perfil (com texto e/ou imagens) e dispõem de várias formas de contacto, desde o e-mail às mensagens instantâneas. Algumas destas comunidades são integradas por milhões de pessoas, como acontece com o My Space (mais de 253 milhões), Facebook (175 milhões), Habbo (117 milhões) ou Friendster (90 milhões). Actualmente existem dezenas de redes sociais.


Telcom Industry - Termo anglo-saxónico que engloba as operadoras de telecomunicações, designadamente os fornecedores de Internet, telefones fixos e móveis, serviços de televisão e de rádio, entre outros. Numa acepção mais global, a indústria de telecomunicações pode abranger os produtores de equipamentos (computadores, telefones, Ipod, consolas...), bem como os produtores de software usados por aqueles e por outros equipamentos tecnológicos. Esta indústria está intimamente ligada à indústria dos média e de muitas outras áreas de negócio, de que são bons exemplos o mercado bancário, a saúde, a educação, a justiça e a própria cultura.
Text Messaging - Em termos técnicos, refere o serviço de mensagens curtas (short message service - SMS) e está disponível em telefones fixos, mas sobretudo nos telemóveis e em redes de comunicações on-line, como por exemplo o MSN. Através do computador, são hoje muitos milhões os que se mantêm em contacto através de serviços de mensagens instantâneas (com texto e/ou imagens), dado o seu carácter síncrono, ao contrário do que sucede, por exemplo, com o tradicional mail. Com o crescimento exponencial dos telemóveis, as mensagens instantâneas, que neste caso são taxadas em função do número de caracteres acima de determinado limite) ganharam uma nova grafia (as palavras passaram a ser escritas com menos caracteres...), existindo neste momento estudos académicos exploratórios nesta área e até dicionários já editados. Dada a capacidade, sobretudo dos mais jovens, escreverem mensagens nos telefones móveis, é hoje lugar-comum apelidar os jovens de geração dos polegares.

Definições elaboradas por João Carrega, Março 2009

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