Media Digitais e Socialização - Um percurso de Aprendizagem



Media Digitais e Socialização
Percurso de Sucesso - Conclusão


Finalizado o percurso de aprendizagem na disciplina de Media Digitais e Socialização, no âmbito do Mestrado em Comunicação Educacional, considero ter atingido os objectivos propostos. Depois de uma análise ao contrato de aprendizagem verifiquei a importância desta disciplina e os novos ensinamentos que me poderiam trazer a vários níveis: enriquecimento profissional, pessoal e académico.
Divida por quatro grandes áreas, a saber: Os Nativos Digitais e os Imigrantes Digitais (Terminologia da Cultura Digital); Identidade Social na Adolescência; Media Digitais e Construção da Identidade Social; e Análise de Marcas Identitárias em Sites Sociais de Jovens, participei de forma empenhada em todos os trabalhos solicitados, bem como nos fóruns de discussão. Aquilo que no início poderia parecer complicado (trabalhar em grupo virtualmente) constituiu uma tarefa difícil, é certo, mas também enriquecedora e que conseguimos levar a bom porto.
Como é evidenciado neste e-portefólio, nos fóruns de discussão e nos trabalhos apresentados, penso que foram alcançados os objectivos apresentados no Contrato de Aprendizagem, a saber:

- Identificar tipos de utilização dos media digitais por parte das gerações mais jovens;

- Analisar formas de interacção social emergentes da utilização destes media;

- Discutir o papel da utilização dos media digitais ao nível do desenvolvimento pessoal e dos processos de socialização de crianças e adolescentes.

- Identificar, analisar e interpretar a utilização dos media digitais e as novas formas de interacção por eles proporcionadas às crianças e jovens, tendo em vista compreender e equacionar a sua possível influência no desenvolvimento pessoal, designadamente nos processos de construção da identidade e de socialização destas gerações.

João Carrega, 7 de Julho de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário